segunda-feira, 14 de maio de 2007

Especialistas descobriram que integrar as pessoas com síndrome de down à sociedade é muito melhor que protegê-las em casa, como se fazia antigamente. Um dos avanços foi perceber que o isolamento prejudica em vez de proteger. Quanto mais inserido na sociedade melhor. Há mais chance da pessoa se desenvolver. Tornar essas pessoas independentes é a melhor coisa. A estimulação precoce, os exercícios que facilitam o desenvolvimento físico, motor, intelectual e social ajudam integrá-los na sociedade. Fazer uso das tecnologias assistidas também fortalece a integração social.
Muita gente se surpreende ao notar que hoje em dia há muitas mulheres e homens com down trabalhando, estudando, namorando e até casando. Levando uma vida praticamente normal. Tudo depende de como foram estimulados.
É importante ressaltar que os indivíduos com Down não apresentam diferenciações na anatomia do cérebro. O que ocorre é uma lentidão no desenvolvimento mental. Portanto, quanto mais estímulos a pessoa receber mais irá se desenvolver.

terça-feira, 1 de maio de 2007

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SÍNDROME DE DOWN

As tecnologias assistivas representam recursos tecnológicos para alunos com algum tipo de deficiência. No caso específico em Síndrome de Down, podemos encontrar tecnologias voltadas para o uso da informática na educação.
Conforme nos foi esclarecido pela pesquisa a respeito das características das crianças portadoras de síndrome de Down, o trabalho cerebral é processado mais lentamente. Há um déficit de atenção e concentração, a criança não consegue se concentrar o tempo suficiente para guardar as ordens dadas. A criança cansa muito rápido, a energia necessária para manter a concentração, desaparece. Existe uma grande dificuldade para atividades mais prolongadas, sugerindo-se então para seu melhor desenvolvimento, uma atividade que seja encaminhada a um processo de estimulação. O computador pode ser um ótimo recurso para auxiliar neste processo de estimulação. Através do computador, as atividades diárias dessas crianças, podem ser trabalhadas de diversas formas. Um exemplo disto está no jogo educacional, que tem um papel muito importante na estimulação da criança, pois é uma forma natural dela entrar em contato com a realidade. Além de o jogo ser uma grande fonte de prazer para a criança que o usa, ele permite que a mesma libere suas energias, transforme uma realidade difícil, principalmente para as crianças especiais. Ele é considerado um dos meios mais propícios na construção do conhecimento, pois para a atividade nele proposta, a criança utiliza seu lado sensório-motor, ou seja, trabalha com o corpo e com a mente, desenvolvendo várias habilidades importantes para sua educação como: a descoberta, identificação, observação, análise, criatividade, autoconfiança e outros aspectos que fazem com que a criança desenvolva seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, interage com pessoas especiais ou não.
"A presença do computador contribui para processos mentais, influenciando o pensamento das pessoas. As crianças podem ser construtoras de suas próprias estruturas intelectuais." (Papert)